Dos grãos aos chips

Dos grãos aos chips: a história da tecnologia e da inovação no Rio Grande do Sul faz um resgate do surgimento do setor de tecnologia no Rio Grande do Sul e as primeiras empresas que começaram a ser criadas no final dos anos 1960. 

Era uma época em que jovens se aventuravam a apostar em projetos de produtos que estavam criando nos bancos da universidade, em parceria com colegas e professores, para chegar a um mercado que estava apenas começando a ser criado no País. 

Um período em que empresas públicas e universidades apoiavam essas iniciativas dentro da percepção de que esse era o seu verdadeiro papel, o de incentivar os projetos nascentes e ajudar a transformar suas instituições em um polo difusor da tecnologia no Estado. 

 


Prêmio Jabuti

O livro Dos Grãos aos chips foi finalista do 53º Prêmio Jabuti, promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), na categoria Tecnologia.  Essa é a mais importante premiação da literatura brasileira.
jorge gerdau
“Patricia Knebel, em seu livro, traça um amplo e preciso panorama sobre o desenvolvimento da tecnologia no Rio Grande do Sul, tanto do complexo eletrônico como da TI. Sua formação jornalística transforma esse relato em um texto fluído, de fácil leitura e permeado de exemplos de empreendedores gaúchos que buscaram ousar e superar seus próprios limites”.
Jorge Gerdau Johannpeter
Empresário